Doação de fotografia em destaque na INventa Museu 6

O espólio fotográfico de Monsenhor José Correia de Noronha, doado ao Museu de Lamego pelos seus herdeiros em 2011, é o destaque do número 6 da revista “INventa Museu”. Canal de comunicação privilegiado da secção de inventário do Museu de Lamego, esta edição marca o regresso à categoria fotografia.

Procurando dar a conhecer na íntegra a coleção de fotografia e o seu autor, a “INventa Museu” reúne testemunhos de um percurso mobilizador e participativo, que de múltiplas formas marcou a cidade e a comunidade e cuja atividade de fotógrafo amador se destacou.

As paisagens, o casario, a vivência da urbe, o património material/imaterial, as novas avenidas pontuadas de prédios em construção, os jardins, o café, a escola, as pessoas… inspiraram Monsenhor José Correia de Noronha, materializando-se em imagens que revelam a arte e a técnica.

Tendo já passado pelo estudo do “Auto de Contas da Mitra de Lamego: 1735-1736”, de uma “Cruz relicário Indo-portuguesa”, da “Bíblia de Lamego”, da fotografia com a ”A Criança, o Brinquedo e o Jogo” e dos medalhões de cera do retábulo relicário de São João Evangelista, a revista online “INventa Museu” tornou-se, desde janeiro de 2015, numa “montra” para o trabalho realizado em contínuo pela Secção de Inventário do Museu de Lamego, partilhando de forma aberta e abrangente, com investigadores e público em geral, não só as coleções do museu, mas igualmente o conhecimento produzido pelo seu estudo, como base fundamental para o seu inventário.

Faça DOWNLOAD…