“De painço a graúdo” é o tema do Jantar Monástico em 2017

No próximo dia 17 de junho, o Jantar Monástico regressa ao Vale do Varosa, inspirando-se em 2017 no cereal mais importante na história da região: o milho. “De painço a graúdo” é o tema da sétima edição deste evento que é já uma referência e que volta a ter um programa alargado que culmina no Claustro do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas. O desafio está lançado para um jantar que vai voltar a surpreender. As inscrições já se encontram abertas.

Tendo por tema o milho, o milho painço fez durante toda a Idade Média parte importante da dieta portuguesa. Com a expansão portuguesa, no século XVI dá-se a introdução de um novo tipo de milho, o graúdo, que pela sua elevada produção veio revolucionar a alimentação em Portugal, contribuindo para um dos maiores aumentos populacionais do reino até então. Este peso histórico manteve-se na região até à atualidade, sendo o milho uma das bases mais tradicionais da gastronomia local, encontrando-se ainda hoje ao longo do rio Varosa centenas dos tradicionais moinhos de rodízio onde inalteradamente durante séculos o milho foi moído.

A importância deste cereal histórico é evocada no Jantar Monástico de 2017 que, como já vai sendo habitual, dedica a tarde a um conjunto de visitas pelos Monumentos Vale do Varosa, pela primeira vez, desde a criação deste evento, aberto em pleno, depois de em julho de 2016 ter aberto ao público os centros interpretativos do Mosteiro de São João de Tarouca e do Convento de Santo António de Ferreirim.

Em 2017, e indo ao encontro mais uma vez das expectativas dos “monges”, o Jantar Monástico volta a oferecer a todos os participantes acesso gratuito, ao longo de todo o fim-de-semana, à Rede de Monumentos Vale do Varosa e ao Museu de Lamego.

Com menu de chancela da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, serviço da Quinta do Paço, vinhos da Quinta de Mosteirô, cerveja artesanal da Sabores Monásticos e espumentes Hehn, o Jantar Monástico é uma iniciativa do Museu de Lamego e projeto Vale do Varosa, contando com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, Liga dos Amigos do Museu de Lamego, Câmara Municipal de Tarouca, Junta de Freguesia de Salzedas, Centro de Tropas de Operações Especiais e Escola Superior de Tecnologia e  Gestão de Lamego.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

– A porta do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas encerra às 22h00, pelo que os participantes no Jantar Monástico deverão chegar antes desta hora.

– Aconselha-se o uso de calçado confortável durante o período em que decorrem as visitas.

– O “TOURIST CARD” estará disponível para levantamento na receção do Museu de Lamego no dia 16 de junho e no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas a partir das 15h00 do dia 17 de junho.

JantarMonastico