Conhecer, Conservar, Valorizar

“Conhecer Conservar Valorizar” é uma exposição que reúne um conjunto de obras referenciadas na campanha de angariação de fundos, com o mesmo nome, iniciada em 2011 e premiada, em 2012, pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, na categoria de “Melhor Intervenção em Conservação e Restauro”.

Vocacionada para a promoção de uma relação de crescente cumplicidade entre a comunidade e as «memórias» que as coleções do Museu evocam, “Conhecer, Conservar, Valorizar” tem por finalidade sensibilizar o público para um conjunto de obras do Museu de Lamego que se impõem pela sua importância histórica, artística e estética, mas também pela urgência de uma intervenção de conservação e restauro.

No terreno desde 2011, foi já possível, com o apoio de muitos anónimos e não só, o restauro de uma belíssima gravura. “África” foi o primeiro exemplar a beneficiar do envolvimento e contributo do público neste projeto, projeto que só estará concluído quando o tratamento de todos os objetos for uma realidade.

RECICLAGEM

O Museu de Lamego está ainda a reciclar todos os pendões que ao longo dos anos se foram acumulando nos espaços de arrumação.

Ciente da importância que este material de divulgação teve ao longo dos anos, o Museu está agora a dar-lhe uma nova vida, com um duplo objetivo: por um lado reutilizar um conjunto de materiais que perderam o uso a partir do momento em que os eventos que anunciam terminaram e, por outro, servir de motor para o contributo à campanha “Conhecer Conservar Valorizar”.

Assim têm estado a nascer sacos “ecológicos”, totalmente elaborados pela equipa do Museu de Lamego. Estes mesmos sacos estão ao dispor dos visitantes, na última sala do percurso expositivo, exatamente na sala dedicada à campanha “Conhecer Conservar Valorizar”.

MURAL DOS MECENAS

Promovendo a tão desejada cumplicidade com o público, a sala de exposição dedicada à campanha “Conhecer Conservar Valorizar” criou o mural do mecenas.

O público tem respondido ao desafio.